segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Networking - A chave certa para a porta certa


Para mim definição seria: a arte de estar conectado a pessoas e oportunidades (De negócios, emprego, cursos, conhecimentos e etc)
Trazendo a definição para quem busca uma oportunidade de emprego não vejo citação melhor do que a de Max Gehringer, que diz:
“Ter cursos e uma ótima experiência te levam até a porta da empresa, Networking é conhecer quem tem a chave que abre essa porta”
Não gosto muito de receita de bolo, passo a passo porque tudo é flexível e tão dinâmico, mas didaticamente é a melhor forma de explicar ou exemplificar algo então lá vai:
Como começar?
- Retome contato com antigos colegas de trabalho, da graduação, da pós, de cursos ou até mesmo o pessoal do colégio;
- Se envolva em discussões em grupo no LinkedIn, Facebook;
- Vá em eventos, palestras e encontros profissionais, seja de sua área ou não, pois com certeza alguém lá vai conhecer alguém que conhece alguém e assim por diante;
- Almoce com pessoas diferente e não só apenas os seu colegas de trabalho da sua equipe;
- Sempre ande com um cartão de visitas !
O que nunca dizer / fazer?
- Odeio minha empresa / meu chefe/ meus colegas
- Você é o máximo ou Eu sou o máximo
-Podemos voltar a falar de trabalho?
-Abordar alguém de forma “crua” 
-Não oferecer nada em troca
-Parar no primeiro contato
-Ser impessoal demais
Os dez exercícios para fortalecer seus contatos (Fonte Exame.com/Networking)
Admita que é importante
A primeira coisa é se conformar: ter uma boa rede de contatos faz a diferença e abre portas para movimentações. Além disso, conversar com pessoas de sua área ajuda a se manter informado sobre como anda o mercado em várias empresas — e a descobrir se uma vaga interessante está aberta. 
 Despiste o constrangimento
O networking é uma batalha para quem tem vergonha. Quando for impossível fugir do desconforto, deixe as situações o menos constrangedoras possível. “Chegar mais cedo a uma reunião, quando ainda há poucos participantes, o coloca em um ambiente calmo para conhecê-los”, afirma Devora.
 Timidez não é defeito 
Não tenha receio de parecer pouco conhecido, muito menos de não estar entre os mais falantes. “Muitos têm redes imensas, porém mal nutridas”, diz Anna Cherubina, da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Mantenha os contatos sempre ativos para que exista de fato uma conexão. 
Crie coragem 
Enfrente seus medos e prepare-se para as novidades. “A negativa já é garantida quando você não tenta”, diz Mauricio Cardoso, fundador do Clube do Networking, do Rio de Janeiro, que ajuda pessoas a desenvolver a técnica. “Invista 20 segundos de coragem para pegar o telefone e ligar para quem o atrai.”
 Fale pessoalmente
As redes sociais não podem ser as únicas ferramentas de contato. “Ganha-se mais confiança pessoalmente”, diz Paulo Campos, professor do Affero Lab, de São Paulo. A internet deve ser encarada como um meio de pesquisa — dá para encontrar assuntos em comum, por exemplo. 
 Vá devagar
Um bom networking pode ser iniciado até com os amigos dos amigos. Dessa forma, você fica mais confortável ao não se sentir abandonado em um ambiente cheio de anônimos. “Quando não se tem traquejo, a melhor maneira de treinar é com quem você já se relaciona”, afirma Paulo Campos. 
Mostre seu valor 
Na medida do possível, deixe seus interesses claros. Antes disso, dedique algum tempo a entender quais são seus pontos fortes e o que você pode oferecer às outras pessoas. Quando há troca de informações e a certeza de que um está disponível para ajudar o outro, o contato se fortalece.
 Tenha disciplina 
Uma lista de contatos valiosa não cairá do céu, embora possa ser cultivada aos poucos e com pequenos passos. Uma vez estabelecida, tende a se estender com o passar do tempo. Dependerá de seu empenho em manter o relacionamento com as pessoas-chave para que sua rede continue fortalecida.
 Encare como parte do trabalho
Recorrer a uma pessoa fora de seu círculo de trabalho não é errado. Se seu objetivo estiver claro e a informação a dividir não for sigilosa, não haverá problema nenhum em conversar sobre o assunto e pedir conselho a uma pessoa que você admire — mesmo sem existir, ainda, um vínculo próximo.
 Ouça mais 
Quando for se encontrar com alguém pela primeira vez ou se apresentar a um contato em um evento, tente ouvir mais do que falar. Formule, de antemão, algumas perguntas que você gostaria de fazer. Isso vai demonstrar seu interesse e ajudá-lo a colher informações para os próximos encontros.

 Para encerrar:

"Pessoas podem oferecer o melhor conselho urgente. Pessoas podem adequar o conselho exatamente para a sua situação. Pessoas geralmente sabem de coisas que ainda não estão públicas no Google", (Reid Hoffman, cofundador e presidente do conselho do LinkedIn)
Bônus: Por que participar dos “Happy Hour”? : http://carreiradicas.blogspot.com.br/2016/01/por-que-participar-dos-happy-hour.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário