quarta-feira, 2 de março de 2016

Meu case de sucesso !


Gostaria de compartilhar com vocês como foi e como continua o meu case de sucesso dentro da TOTVS.
Hoje faz exatamente 1 ano que comecei a minha trajetória na TOTVS, vim de uma outra multinacional de tecnologia, porém com uma diferença gritante em relação a filosofia de trabalho e foi esse o meu primeiro desafio dentro da TOTVS: a adaptação ao ambiente; algo totalmente normal quando você passa a vivenciar algo novo. Em pouco tempo eu "virei a chavinha" e estava mergulhado de cabeça na filosofia da TOTVS, já corria em minha veia o sangue de um TOTVER e estou até hoje apaixonado por esta organização.
No ultimo semestre desenvolvi projetos que nunca imaginei ser capaz de desenvolver, enfrentei desafios e assumi atividades que fugiam do escopo do meu dia a dia, mas me propus a fugir da minha zona de conforto e arriscar, resultado, ganhei um premio no mês de outubro onde um dos meus projetos foi considerado um dos melhores no mês em questão.
Para resumir e compartilhar com vocês as sacadas(palavra muito utilizada pela Bel Pesce rs) que eu levo desse primeiro ano de TOTVS e que vocês podem usar para qualquer campo de sua vida, seja profissional ou pessoal, eu resumiria nos 5 principais:
- Não tenha medo do novo: É uma característica do ser Humano temer o novo, mas não permita que esse medo ou receio de se propor a fazer algo novo limite ou empeça você de fazer algo e/ou dar o seu máximo;
- Busque resolver problemas: agradeça quando problemas são levados para você, o nosso trabalho/objetivo é resolver problemas, uma dica é você ler o livro "Oba! Problemas" que mostra a visão maravilhosa de se ter problemas. Lembre-se quando você resolve o problema de alguém, pode ter certeza que essa pessoa sempre irá lembrar e vai compartilhar isso com outas pessoas;
- Fuja da zona de conforto: nunca mais use a frase "isso não faz parte do meu trabalho", dizendo isso você esta dizendo não para infinitas possibilidades, permita-se fazer coisas que fujam do seu dia a dia, procure ajudar as pessoas em outros projetos, mostre-se disponível e genuinamente interessado e pode ter certeza que isso te abrirá um leque de oportunidades e novos conhecimentos;
- Conheça pessoas: citando novamente a Bel, vi uma vídeo onde ela disse que por um tempo ela conhecia todos os dias 2 pessoas diferentes, seja de sua empresa ou não, de algo que tinha haver com suas atividades ou não. Ela sempre tomava café como uma pessoa diferente e almoçava com outra e isso todos os dias. Esse exercício á maravilhoso, pois isso te trás uma visão de como você pode ajudar as pessoas e como as pessoas podem te ajudar, por exemplo, hoje dentro da TOTVS eu desenvolvo projetos que não envolvem nenhuma pessoa da minha equipe e outros que na maioria das vezes eu não participo efetivamente, com isso ganhei uma visão maior de diversos setores da empresa e pude ganhar muito conhecimento em assuntos que eu nem sabia que existiam;
- Mantenha-se informado e valorize seu trabalho: para encerrar, essa sacada é uma das mais importantes, pois de certa maneira ela é o gatilho para as que comentei acima. Manter-se informado sobre o que esta acontecendo em sua volta é um passo essencial para você conseguir sucesso, pois esse conhecimento e informações te ajudam a ter o conteúdo necessário para aproveitar as sacadas que comentei acima. Valorizar  o seu trabalho é o gatilho para seus projetos terem sucesso, você deve comemorar, orgulhar-se e compartilhar com as pessoas os projetos e ideias que você tem, por mais simples que sejam, aprendi que nenhuma ideia é ruim ela só precisa ser lapidada e nada melhor do que a ajuda das pessoas para isso.
Enfim, acho que essas sacadas definem um pouco dos passos que dei para alcançar o sucesso nos projetos que toquei e considero essa minha trajetória de 1 ano na TOTVS o meu principal case de sucesso.

Um comentário:

  1. Olá Rafael!
    Muito bom o seu blog, adorei o conteúdo e suas dicas!
    Moro muito perto da TOTVS e sempre ouvi muito bem sobre a empresa. Trabalho no Grupo Bandeirantes de Comunicação há 5 anos e gostaria muito de poder mudar de área atualmente. A TOTVS hoje é o que eu busco no momento. Quero novos desafios, novas experiências e novos conhecimentos. Espero um dia poder ser um TOTVER, pela importância do trabalho que desenvolve , e acreditar no meu potencial em ser útil para a continuação do crescimento da empresa.
    Abs Rafael ;)

    ResponderExcluir